Seja Bem vindo à Estação das Artes!
Seja Bem vindo à Estação das Artes!
Arte Egéia - Um Mar de Encantos
História da Arte
Escrito por Raí T. Rio   
Arte Egéia, vem do termo Egeu que engloba não somente significados geográficos, mas representa as civilizações que surgiram antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. Estes povos se desenvolveram em tres regiões próximas porém com características diferentes originando divergências culturais percebida nas artes e no seu modo de vida.
A Arte Egéia está diretamente ligada aos povos que floresceram em volta do mar Egeu e que foram três estas culturas mais destacadas em suas artes:
Leia mais...
 
Arte Fenícia - Colunas da História
História da Arte
Escrito por Raí T. Rio   
A Arte Fenícia refere-se à expressão artística dos Fenícios, um povo semita do mundo antigo. Sua origem é desconhecida, mas se estabeleceu na Fenícia (região mediterrânea correspondente hoje ao Líbano, Síria e Israel) por volta de 3000 a.C. Os Fenícios eram altamente civilizados, dado que inventaram um sistema de escrita anterior ao alfabeto moderno e eram hábeis comerciantes marítimos, chegando a fundar colônias através do Mediterrâneo, principalmente Cartago.
Os fenícios atingiram o auge do poderio entre 1200 e 800 a.C., mas foram conquistados pelos Persas no século VI a.C. Sua arte mais típica é representada nos escaravelhos de jaspe verde, encontrados principalmente nos cemitérios cartagineses da Sardenha e de Ibiza. No período helenístico, destacaram-se na confecção de sofisticados sarcófagos de mármore e ficaram famosos como artistas e artesãos, mas poucos trabalhos em larga escala sobreviveram até nossos dias. No entanto, graças à sua atividade mercantil, os pequenos artefatos chegaram a se difundir pelo mundo mediterrâneo, muitos deles encontrados em escavações. Sobressaíram-se também na confecção de objetos de luxo, como jóias, estatuetas, garrafas de vidro e alabastro, caixas de marfim e recipientes de bronze.
Leia mais...