Raisites - Um Pouco Sobre Muitos - Cantor - A Profissão da Voz

Vale a pena conhecer este site:

Banner
Estação da Música
Estação das Artes
Estação das Letras
Comunidade Ícaros
ArtStore - Loja de Novos e Usados de Arte

Pessoas e Profissões

Na música, o cantor, cantora ou vocalista é um músico que canta, ou seja, usa a sua voz como um instrumento musical. Um cantor principal ou solista, é aquele que canta a voz primária de uma música, enquanto o cantor de apoio ou coro canta a voz de apoio de uma música.
Cantor - A Profissão da Voz
Cantores costumam emocionar muito mais que instrumentos aos apreciadores da música popular, mas também encanta apreciadores da música erudita, especialmente em óperas. Costumeiramente o enredo de uma ópera não tem nada de especial, retratando lugares comuns, como paixões e tragédias, mas as vozes que contam uma ópera ou até uma cantata, seja masculina ou feminina (ou ambas, como se dar na maioria das óperas) tornam o espetáculo inesquecível aos espectadores.
Numa obra para coro e instrumentos e ainda com partes adicionais e separadas para solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa.
Cantor - A Profissão da Voz
Na música, as vozes são tratadas tal como instrumentos. Assim, existem vários tipos de vozes, sendo normalmente classificadas por gênero e extensão vocal. Por exemplo: as vozes infantis são classificadas como Pré-primária, Sopranino e Contraltino para mulheres e Tenorino e Contraltino para homens. Na fase adulta, as vozes femininas são classificadas como Soprano, Soprano leggero, Mezzo-soprano e Alto ou Contralto. Na representação feminina das grandes vozes, temos nomes importantes como Maria Callas, a brasileira Bidu Sayão e a americana Jessye Norman, entre muitas tantas. As vozes masculinas são comumente conhecidas como Sopranista, Contratenor, Tenor, Baritenor, Barítono, Baixo e Baixo-barítono. Nesta categoria de vozes masculinas nomes como Luciano Pavarotti, José Carreras e Plácido Domingos chegaram ao grande público, especialmente por suas intervenções - sempre especiais - na música popular.
Cantor - A Profissão da Voz
O cantor ou cantora faz de sua profissão uma paixão não apenas em sua própria vida, mas leva alegria e satisfação aos que servem com sua preciosidade. É uma das poucas profissões em que o executor e o beneficiado se sentem completamente recompensados, provavelmente por mexer completamente com os sentimentos mais profundos. Mas a vida deste profissional da emoção é uma das mais dificeis; não por oferecer riscos, mas por ser muito trabalhoso o processo, muito árduo o exercício e muito demorado o reconhecimento, quando este acontece, claro, porque na grande maioria das vezes os profissionais da voz até mudam de carreira simplesmente porque não conseguem uma posição que garantam a sua sobrevivência. Porém, independente de quanto se consegue de fama e fortuna, o cantor ou cantora é um trabalhador incansável em sua missão de prestar serviços aos outros profissionais que, sem dúvida, sempre precisarão de emoção e conforto espiritual para continuarem suas trajetorias. E isso, não se pode negar, a música, através do cantor, traz a todo mundo.



Ler/Fazer Comentários (1)
Banner